Projeto dos Bombeiros de Alcabideche foi o mais votado no Orçamento Participativo

Por Redação CASCAIS24

26.11.2016
O projeto mais votado do Orçamento Participativo (OP) de Cascais foi a aquisição de duas viaturas para o Corpo de Bombeiros de Alcabideche.

A corporação logrou alcançar 6.671 votos, foi revelado na apresentação, esta sexta-feira, no Mercado da Vila, dos 24 projetos vencedores, que contam com um orçamento de 4,2 milhões de euros.

O projeto dos Bombeiros de Alcabideche previa a substituição de duas das suas viaturas, em fim de vida: um veículo tanque de grande capacidade e outro um veículo urbano de combate a incêndios.

Já no Orçamento Participativo (OP) do ano passado, a mesma corporação logrou conquistar através do OP duas novas ambulâncias de suporte básico de vida.
 
No entanto, a grande novidade foi para a estreia, em termos de projetos vencedores, de um projeto imaterial na área da inovação e conhecimento, o projeto Observar, Imaginar, Apresentar e Criar apresentado pela Escola Fernando José dos Santos, em Alcabideche. “Foi muito bom ver o nosso projeto ser um dos vencedores”, declararam os proponentes que, com a verba vão poder dinamizar o ensino das artes na escola. “Ao fim de todo este trabalho, saber que compensou é mesmo muito bom”, sublinharam. 
 
Apresentação projetos vencedores (Foto CMCascais)
Centenas de cidadãos marcaram presença no Mercado da Vila na apresentação dos projetos vencedores.

Quase triplicada, a verba disponibilizada pelo município para implementar os projetos propostos e votados pelos cidadãos passou de 1,5 para 4,2 milhões de euros, fazendo elevar para 24 o número total de projetos vencedores. 

Segundo justificou na oportunidade o presidente da autarquia, Carlos Carreiras, "quisemos corresponder à capacidade mobilizadora dos cidadãos e ir ao encontro dos seus anseios".

Dos 24 projetos vencedores fazem ainda parte a aquisição de equipamento de proteção individual para os Bombeiros e de novas viaturas para apoio ao desporto, bem como a requalificação e modernização de infraestruturas desportivas e escolares. 

Na área da cultura e lazer o grande destaque vai para o projeto "Pedreira no Passado, Lazer no Futuro", que visa criar um novo espaço para a população em S. Domingos de Rana. 

Em Carcavelos, no que respeita a rede viária, sobressai o projeto que visa criar um parque de estacionamento junto à Quinta do Barão e, assim, resolver um problema antigo da população.

Comentários

  1. Como residente permanente em Alcabideche, foi com enorme satisfação saber que foi (a mais votada) e vai ser, (espero) atribuída a viatura aos bombeiros... Não vou agora, analisar e descordar da forma como este sistema apresentado pelo Senhor Presidente aa CMC Carreiras Lavrador (na minha opinião, não é a forma mais democrática), mas mais tarde, prometo voltar ao assunto, até porque eu, já tive oportunidade de o dizer numa sessão pública de “Orçamento Participativo”.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário