Jovens do “Fim do Mundo” revolucionam “área de conforto”

Por CASCAIS24



O Bairro Novo do Pinhal, que sucedeu ao degradado Fim do Mundo, na Galiza, em São João do Estoril, acaba de ser alvo de uma autêntica “revolução” urbana, com a juventude moradora e o apoio da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril a remover os “graffitis” ilegais e tags espalhados pelo bairro e, simultaneamente, a promover vários projetos de requalificação, por forma a existir uma maior qualidade de vida entre a comunidade.
Este bairro surgiu na sequência de projeto de intervenção comunitária (Projeto Nova Esperança da Galiza), entre o Centro Regional de Segurança Social e a Câmara Municipal de Cascais, com a finalidade de realojar a população recenseada em 1988.

Os agregados familiares, residentes neste bairro estão distribuídos por 23 edifícios, na sua maioria de três pisos, sendo alguns duplex, com um total de 162 fogos.

A requalificação urbana de que foi alvo, através do projeto F.MUDA liderado também por jovens e demais projetos levados a cabo pela Associação JUFM e TAKE.IT foi conseguida com projetos em diversas áreas, desde a renovação urbana, ao desporto, música, artes, empreendedorismo jovem e à mediação escolar.

Nestes projetos, a Associação JUFM teve um papel preponderante, ao conseguir angariar vários apoios e parcerias.

O trabalho desenvolvido levou esta semana alguns autarcas ao bairro, no qual habitam, segundo dados oficiais de agosto de 2013, cerca de meio milhar de pessoas.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, o vereador Frederico Pinho de Almeida, o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Morais Soares, bem como o vogal do pelouro da Juventude, Marcelo Santos, visitaram o bairro e tiveram oportunidade de ver a requalificação urbana de que foi alvo. 

Na oportunidade, Carreiras explicou que a visita procurou “dar um incentivo a todos estes jovens que, neste caso, têm a capacidade para se associarem e desenvolverem projetos que são importantes para o bairro e para as suas vidas”. E acrescentou que “revela uma capacidade de integração com os bairros vizinhos e com a restante comunidade de Cascais, o que é muito positivo para todos”.
      
Nesta visita guiada aos espaços renovados do bairro, o anfitrião foi Pierre Gianni – um dos muitos jovens por detrás da mudança da imagem do bairro. “Fomos fazendo as coisas acontecer e hoje o bairro conta com um polidesportivo renovado, algumas zonas vandalizadas foram recuperadas entre outras necessidades que os jovens detetaram” explicou.
Nesta “revolução” urbana a Junta de Freguesia de Cascais e Estoril teve um “papel preponderante”. 
    
No Bairro do Pinhal Novo outro dos projetos é a Mediação Escolar, que tem tido um grande sucesso. Cerca de 60 jovens desocupados receberam apoio e encontram-se inseridos na escola ou no mundo do trabalho. Há jovens empreendedores a desenvolver projetos pessoais como é o caso da criação de uma barbearia no centro do bairro que deverá ser inaugurada muito em breve. 

Outro dos projetos é o TAKE.IT – talentos e Artes com Kreatividade e Empreendedorismo E6G, que veio a constituir-se enquanto resposta que visa potenciar recursos endógenos dos territórios da Galiza e Torre, operacionalizando as ferramentas artísticas e empreendedoras dos seus habitantes. A TAKE.IT é promovida pela Câmara Municipal de Cascais, gerida pela Associação "Ideias Oblíquas" e financiada no âmbito do Programa Escolhas.

“ O projeto que funciona em dois territórios aqui no Bairro Novo do Pinhal e no Bairro da Torre, contou o ano passado com 350 participantes”, explicou, por sua vez, Pedro Salvador, um dos responsáveis que gere o projeto no terreno. O espaço está aberto de segunda a sábado e promove várias atividades, contando com dois estúdios multimédia onde os jovens podem fazer a edição do seus vídeos e gravar as suas músicas, com computadores e acesso á internet. 

A visita dos autarcas, quer municipais, quer da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril terminou com a atuação do grupo Gipsy Family. 


No final, as opiniões foram unânimes: esta visita proporcionou dar continuidade à aproximação dos agentes políticos (Junta e Câmara Municipal) dos Bairros da Freguesia e em conjunto com a comunidade, com os jovens em particular, dar continuidade a soluções que melhoram a qualidade de vida de todos. 





Comentários