Junqueiro revoltado contra estacionamento pago

Por Cascais24

22.07.2016

Residentes, trabalhadores e comerciantes do Junqueiro, na União de Freguesias de Parede e Carcavelos, estão revoltados contra a introdução, pela Câmara Municipal de Cascais, do pagamento do estacionamento de superfície, na praça do Junqueiro e áreas envolventes, e lançaram uma petição pública contra a medida - mais uma no concelho de Cascais. Alegam, nomeadamente, que esta decisão apenas irá "contribuir para o agravamento das dificuldades de mobilidade, forçando à deslocação do estacionamento das viaturas para áreas e locais distantes dos pontos onde os frequentadores da área da praça do Junqueiro e transportando o estacionamento para áreas de pendor ainda mais residencial, fora da zona, sem nenhum benefício compensatório". Só a nível de trabalhadores de empresas da área mais de meio milhar exigem "respeito" por parte do município cascalense.

Os autores da petição asseguram que esta medida vem "eliminar os espaços de estacionamento livre e gratuito, que tem sido um dos elementos dinamizadores do comércio da área".

Para os peticionários, o Executivo Municipal tenta justificar esta medida com o "objetivo de melhorar a mobilidade e o ordenamento do trânsito nesta zona do Concelho", o que, no entanto,  "não corresponde à realidade". 

Ainda segundo os peticionários, "ao invés do preconizado pelo Município, o expectável parqueamento de veículos em zonas impróprias, como nos passeios e nas bermas, produzirá o efeito inverso ao alegadamente pretendido, agravando ainda mais as condições de circulação, nomeadamente de peões e principalmente de pessoas com mobilidade reduzida".

E dão como exemplo as áreas circundantes da praça do Junqueiro, onde "abundam as zonas não asfaltadas e em mau estado, onde atualmente muitos frequentadores estacionam veículos automóveis, sem que a edilidade manifeste qualquer preocupação com a implementação de medidas de retificação da situação, essas sim, proporcionadoras de melhoria das condições de circulação e estacionamento na área".

Mal servida de transportes
Segundo os autores da petição, "atualmente, a circulação automóvel é um direito fundamental e não um luxo! Este direito à mobilidade é ainda mais relevante numa zona com uma notória escassez de alternativas viáveis, uma vez que a zona se encontra mal servida por meios de transporte coletivo, tendo em conta a inexistência de carreiras de autocarros a operar no seu interior, o que obriga à utilização generalizada de viaturas particulares".

"Nestas condições o estacionamento pago é desajustado e extremamente lesivo dos interesses dos munícipes, penalizando-os injustificadamente e agravando a condição económica da maioria da população desta localidade, assim como dos trabalhadores que aí desenvolvem a sua atividade profissional", garantem.

Também os comerciantes do Junqueiro "serão vítimas desta decisão do Município, na medida em que os seus clientes se sentirão forçados a procurar espaços comerciais alternativos, nomeadamente nas grandes superfícies comerciais existentes em concelhos limítrofes, onde o estacionamento é mais fácil e gratuito", denunciam os peticionários.
Os peticionários pretendem, assim, que o presidente da Assembleia Municipal de Cascais revogue a decisão do executivo da Câmara Municipal de Cascais de aplicar o estacionamento pago na área do Junqueiro.

Comentários

  1. A Camara esta falida, devido a desfalques financeiros e agora querem encher os cofres com dinheiro que sacam dos parquimetros e multas é um assalto há mao armada !!!

    ResponderEliminar
  2. concordo que se deixe de pagar estacionamento, e uma vergonha

    ResponderEliminar
  3. 1. A solução é acabar com políticos e gestores de aviário.

    ResponderEliminar
  4. boa tarde, o que se passa e simplesmente vergonhoso,então o que dizer na estrada que vai da praia da torre a praia de Carcavelos autentica caca a multa para encher os bolsos da parque Tejo,apesar de estar um sinal de proibição de estacionar o que esta correto,as vezes multasse outras vezes não,mas o grave e que nessa mesma estrada já não há multas para os carros que estão no passeio em cima do passeio e mais grave ainda e uma passagem que diz transito proibido exceto veículos prioritários estarem veículos estacionados,se tiver que passar um carro dos bombeiros não passa,caricata da situação podem estacionar sem ser multados,efim

    ResponderEliminar

Enviar um comentário