Munícipes acusam Câmara de "violar propriedade privada" em guerra por direitos de espaço na área do Mercado da Vila

Por CASCAIS24
Retroescavadora em ação esta quarta-feira acabou por ser "boicotada" pelos munícipes, que chamaram a PSP (Foto DR)



A disputa antiga do logradouro do condomínio do Edifício Ribeira das Vinhas, nas traseiras do Mercado Municipal, entre o município e os alegados proprietários parece estar longe do fim, com ambas as partes a reivindicarem os direitos e, inclusivamente, a concluírem que a “decisão judicial, entretanto transitada em julgado”, lhes dá razão.

Vereador Nuno Piteira Lopes
“A Câmara Municipal de Cascais foi notificada pelo tribunal de uma sentença, que transitou em julgado e na qual não existe direito a recurso”, afirmou, a Cascais24, o vereador Nuno Piteira Lopes, segundo o qual “a decisão judicial reconheceu que o espaço em causa é do domínio público municipal, negando ao condomínio qualquer direito sobre o mesmo”.

Já a outra parte, o condomínio, defende que “mediante a leitura da conclusão da decisão judicial, a mesma confirma a qualidade de proprietários aos autores (coproprietários do edifício adjacente) e não à ré CMC”. 

Em causa está a disputa de uma parcela afeta ao condomínio que, à época da construção do imóvel, foi cedida ao município a troco do respetivo licenciamento. 

A verdade é que esta guerra assumiu maiores proporções esta quarta-feira, com o envio de uma máquina retroescavadora, funcionários da empresa municipal e agentes da Polícia Municipal, encarregues de garantir a segurança dos trabalhadores nesta operação.

Segundo denúncias chegadas a Cascais24, pelas 9h30, “vários funcionários da Câmara Municipal de Cascais invadiram um terreno privado, sito nas traseiras do Mercado Municipal de Cascais, com uma grande máquina retroescavadora, tendo para o efeito derrubado/arrancado as vedações privadas do terreno, bem como o sinal de proibição de estacionar”.

As mesmas denúncias acusam o município de, “na falta de qualquer legitimidade para assim proceder, a CMC, aparentemente, decidiu e contra o estado de direito, em que supostamente vivemos, tomar posse “manu militan” do terreno, contra as leis que salvaguardam o direito de propriedade no nosso País”.

Ainda de acordo com as mesmas denúncias, “depois de chamada a PSP, estes conversaram e aparentemente abandonaram o local, tendo, todavia, deixado no interior do mesmo a máquina retroescavadora (para próximas intervenções) e deixado derrubadas as vedações metálicas privadas”.




Comentários

  1. Ex.mos Senhores,
    Muito obrigado pela v/publicação desta grave violação da propriedade privada, pela autarquia de Cascais.
    Faz-nos recordar o caso do terreno "expropriado" perto da praia de Carcavelos....
    Junto enviamos fotos do (agora) estacionamento publico em terreno privado, marcado pela CMC, no local.

    Como certamente poderão confirmar, mediante a leitura da conclusão da decisão judicial (já transitada em julgado), a mesma confirma a qualidade de proprietários aos autores (coproprietários do edifício adjacente) e não à ré (CMC).

    Logo é manifestamente falsa a afirmação do sr, vereador da Camara Municipal de Cascais, e consequentemente um abuso e uma violação do elementar direito de propriedade, aquilo que a Camara Municipal de Cascais, mediante os seus funcionários e agentes da sua policia municipal, efectuaram ao invadir esta propriedade privada, derrubando/arrancado as vedações privadas do terreno, bem como o sinal de proibição de estacionar, sito na entrada do mesmo.

    Como agora se comprova, e na falta de qualquer legitimidade para assim proceder, a CMC, aparentemente, decidiu e contra o estado de direito, em que supostamente vivemos, tomar posse "manu militari" do referido terreno, contra as leis que salvaguardam o direito de propriedade no nosso País.

    Depois de chamada ao local a PSP, estes conversaram, e aparentemente abandonaram o local, tendo todavia deixado no interior do mesmo a dita máquina recto-escavadora (para próximas intervenções) e deixado derrubadas as vedações metálicas privadas.

    Na sequência de terem arrancado as vedações metálicas privadas deste terreno, foram colocadas outras, amovíveis, da dita policia municipal, inclusive impedindo a entrada/saída dos verdadeiros proprietários do terreno e edifício adjacente, em toda a extensão da face virada para as traseiras do Mercado Municipal de Cascais, como, bem poderão pessoalmente confirmar, se assim o desejarem.

    Ou seja, a Camara Municipal de Cascais, além de invadir uma propriedade privada, que sempre esteve na posse dos seus verdadeiros e legais proprietários, agora inclusive pretende, via a esta ocupação abusiva, e mediante as vedações municipais colocadas, impedir os verdadeiros proprietários, o acesso ao Centro de Cascais.

    Vimos por este meio solicitar o v/apoio e denuncia, para que esta violação ao direito básico de propriedade de alguns munícipes do centro de Cascais, não continue impunemente.

    Que executivo camarário (PSD/CDS) é este que perpetra tamanho abuso à propriedade privada e às leis deste País ?

    Isto não pode continuar !

    Na esperança da v/ajuda,

    os melhores cumprimentos,

    MJA

    ResponderEliminar

Enviar um comentário