Época balnear abre em Cascais sem bandeiras azuis

Por CASCAIS24



A época balnear abre oficialmente em Cascais esta segunda-feira e, pelo segundo ano consecutivo, sem hastear bandeiras azuis por divergências com a Associação Bandeira Azul da Europa quanto à periodicidade das análises das águas.

Em causa estão divergências quanto ao método de análise da qualidade das águas, explica a Câmara Municipal de Cascais.

Enquanto a Agência Portuguesa do Ambiente (as análises oficiais para a ABAE) realiza análises mensais, Cascais contrapõe com análises semanais por uma questão de rigor. Basta que a análise mensal seja feita num dia de chuva para comprometer o seu resultado. Daí a exigência da autarquia para que a ABAE aceite as suas análises semanais, que são efetuadas pela Águas de Portugal.

Este ano, o município decidiu nem sequer apresentar candidaturas. 

A qualidade da água continua, como sempre foi, a ser assegurada pela autarquia com análises semanais à água efetuadas pela Águas  de Portugal, assegura o município. 

Só em 2016 foram efetuadas mais de 500 análises. 

A limpeza mecânica dos areais continuará a ser assegurada, diariamente, pela empresa municipal “Cascais Ambiente”. 

Com o apoio de quase um milhar de jovens que integram o Programa de voluntariado “Maré Viva”, Cascais reforça os serviços básicos de prevenção, vigilância e segurança nas praias.

Ao todo, revelou o município, para além de garantir a qualidade das águas há um reforço de investimento de meio milhão de euros na limpeza e manutenção das praias.

Entretanto, para assinalar a abertura oficial da época balnear no concelho – a mais longa do País – a praia da Conceição vai ser palco de uma encenação histórica, a recordar a ida a banhos da família real.

Comentários

  1. CARREIRAS CONSEGUIU! TODAS AS PRAIAS DE CASCAIS PERDERAM A BANDEIRA AZUL. EXTRAORDINÁRIO. As praias de Cascais acabam de perder todas as bandeiras azuis que detinham.
    Mas preparem-se para ouvir o Sr. Carlos Carreiras, presidente da Câmara e putativo candidato à renovação do mandato, dizer:
    - "Isto é uma boa notícia para Cascais, pois faz o reconhecimento de que as medidas adoptadas por este executivo para a defesa do ambiente em geral, e para a promoção da qualidade das nossas praias, em particular, são tão avançadas que não cabem nos medíocres critérios da Associação Bandeira Azul da Europa; associação esta que, como toda a gente sabe, é dominada pelos comunistas marxistas-leninista-stalinistas de Cascais" !
    Resta-nos a paciência para aguentar até Outubro tanta incompetência e maldade.

    Cumprimentos,
    João Manuel Ferreira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário