Associação de Apoio Social de Manique comemora 24 anos

Por Redação CASCAIS24

11.02.2017

A Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves de Manique de Baixo comemora este domingo, com um almoço convívio, o seu 24.º aniversário. 

Instituição Particular de Solidariedade Social fundada a 30 de janeiro de 1993, esta associação com cerca de 600 sócios, tem em funcionamento nas suas instalações um Centro de Convívio para a Terceira Idade e uma Universidade Sénior. 

O Centro de Convívio conta com um Grupo Coral e um Grupo de Teatro e a Universidade Sénior, além de aulas em diversas disciplinas, dispõe de uma Tuna. A Associação conta ainda com um rancho folclórico multigeracional.



Anália Guerreiro
Segundo Anália Guerreiro, presidente da direção eleita até 2019, “apostamos na consolidação do trabalho planeado e comprometemo-nos a desenvolver, estabilizar e sustentar o nosso modelo de intervenção”.

“Manteremos como objetivos de atuação as valências em curso – Centro de Convívio e Universidade Sénior – promovendo a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e incentivando a co-responsabilização da comunidade”, assegura Anália Guerreiro, segundo a qual “através de um trabalho em equipa apostamos na melhoria contínua, adaptando e planeando de forma a atingir os melhores resultados”.

Esta associação surgiu “fruto do sonho e da vontade de um grupo de homens e de mulheres de Manique”, apoiado pelas autarquias e segurança social e “apesar das dificuldades que têm surgido”, o presente e o futuro é de “ânimo e força” para o que contribuem os seus sócios, cerca de 600, e os colaboradores, “sempre disponíveis, quando solicitados”.
 

Já Rui Paulo Costa, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, considera esta associação “um local vivo, desafiador e solidário, sempre presente e que marca na freguesia um lugar de destaque no apoio e na resposta social”. 
Rui Paulo Costa, presidente da Junta de Alcabideche


Ainda segundo o autarca, “estamos perante uma associação que tem constituído um espaço de saber e de partilha de experiências, permitindo o envolvimento constante de todos”.








HISTORIAL 

Há mais de vinte anos que um grupo de idosos de Manique se reunia regularmente uma vez por semana. O principal objetivo era o do convívio entre os seus membros.
Esse grupo que se designava por Centro de Convívio, tinha o apoio de Junta de Freguesia de Alcabideche e além dos convívios semanais participava nas atividades organizadas pela Junta de Freguesia.
No ano de 1992 o grupo pensou oficializar-se através da escritura notarial com o fim de poder beneficiar de apoios oficiais e tentar construir um edifício para sede própria.
Em Outubro do mesmo ano começaram a angariar sócios com o fim de criar uma associação de idosos em Manique.
Em 30 de Janeiro de 1993, reuniram cerca de trinta sócios na sede social do Grupo Musical e Desportivo 31 de Janeiro de Manique de Baixo com o objetivo de transformar o Centro de Convívio em Associacão, sendo o mesmo aprovado por unanimidade. Com o fim de elaborar os Estatutos foi criada uma Comissão Instaladora entre os presentes, que ficou composta por Carlos Inocêncio, Maria Manuela Santos Silva, Maria Carmen Piedade Quinta, Maria Cecília Silva Madeira e Suzete Renou. 
A comissão instaladora em 1993
Após elaborar os Estatutos, a Comissão realizou uma Assembleia Geral, no dia 02 de Julho de 1993, com a presença de cinquenta e três associados, tendo os mesmos sido aprovados por unanimidade.
Deliberaram, igualmente, designar a associação de Associacão de Apoio Social Nossa Senhora das Neves de Manique de Baixo devido à tradicão que esta Santa tem em Manique, assim como considerar o dia 30 de Janeiro de 1993 como data desta fundação, dado que foi nessa data que se realizou a reunião que lhe deu origem.
A escritura notarial realizou-se no Cartório de Cascais no dia 18 de Novembro de 1993.
Já o lançamento da primeira pedra daquela que é hoje a sede da Associação teve lugar em novembro de 1997 com a presença do então presidente da Câmara Municipal de Cascais, José Luís Judas. 
O lançamento da primeira pedra da atual sede teve lugar em novembro de 1997









Comentários