Jovem cascalense ordenado Padre aos 27 anos

Por Cascais24

Padre Bernardo Trocado (Foto Agência Ecclesia)

27.06.2016
Bernardo Trocado, 27 anos, natural de Cascais, é um dos oito novos jovens sacerdotes, ordenados este domingo, em cerimónia no Mosteiro dos Jerónimos, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

O agora padre Bernardo Trocado é um dos mais jovens sacerdotes ao serviço da Igreja católica em Portugal.

Com o irmão gémeo, Luís, embora em tempos diferentes, devido à idade, frequentou o Seminário Maior de Cristo Rei, do Patriarcado de Lisboa.

A história do agora padre Bernardo Trocado foi contada no ano passado pela Agência Ecclesia. 

Bernardo Trocado sentia-se um católico empenhado, muito ligado à paróquia do Estoril, mas entrar no seminário não fazia parte dos seus planos.


“Uma vez, o meu prior, o padre António Teixeira, disse-me que um dia havia de ver alguém à frente do altar e olhou diretamente para mim, não gostei nada do que disse e disfarcei”, contou, então, Bernardo Trocado.
Padre António Teixeira: a "influência" de Bernardo


Este foi o primeiro clique, “que doeu um bocado”, mas foi fazendo eco nos seus pensamentos e orações.


Bernardo namorava, estava a estudar Economia, fez Erasmus em Barcelona e “pensava no casamento, na música, nos programas com os amigos”.


“O plano do seminário ia estragar-me todas estas coisas que eu gostava de fazer”, recordou à Agência Ecclesia.


O jovem esteve um ano em discernimento, a digerir a ideia do seminário, e nada contou ao irmão gémeo.


Num campo de férias da paróquia surgiu um empurrão, “numa das dinâmicas de troca de mensagens com uma cruz apareceu-me a palavra coragem e fez todo o sentido”.


"Cresci e transformei-me muito, entrei no seminário a achar-me extraordinário, porque ia abdicar de muita coisa, e não foi preciso muito tempo de seminário para perceber que, afinal, não sou o protagonista desta história”, contou, então.

Bernardo Trocado foi ordenado diácono no dia 29 de novembro do ano passado, penúltima etapa até a ordenação sacerdotal, que teve lugar este domingo, no Mosteiro dos Jerónimos.

“Eu acredito que abdiquei da minha vida pessoal para outras pessoas terem a vida mudada, isso para mim chega”, afirmou, então, à Ecclesia.





Veja aqui o vídeo das Ordenações 





Comentários