Fábricas abandonadas viram vazadouros de lixos

Por LUÍS BARROS CURADO, Jornalista

03.11.2016
Uma lixeira a céu aberto de dimensões consideráveis acumula-se há vários anos em duas unidades fabris abandonadas localizadas na Avenida Pedro Álvares Cabral, uma via que faz a ligação entre o Estabelecimento Prisional do Linhó e a localidade de Manique de Cima, junto à linha de fronteira entre os concelhos de Cascais e Sintra.

A dois passos do conhecido e luxuoso empreendimento urbanístico da Quinta da Beloura e do Centro Empresarial Sintra-Estoril, e ao lado da central de distribuição da EDP de Capa Rota, tem vindo a acumular-se todo o tipo de resíduos e de lixo com a impunidade que as imagens documentam, transformando o local num autêntico vazadouro.

As coordenadas GPS referidas na central de distribuição da EDP são 38º 45’ 37,44’’ N e -9º 21’ 47,67’’ W. Por isso, não há que enganar, é mesmo ao lado. Numa zona supostamente privilegiada, por estar junto a um condomínio de luxo e de um importante pólo empresarial, em que se pretende atrair investimento, esta não é a imagem mais eficaz para o conseguir.

Às autoridades competentes impõem-se duas iniciativas para pôr cobro a esta situação deplorável que preconiza um atentado contra o Meio Ambiente: retirar o lixo acumulado no local e inviabilizar o acesso às instalações destas duas unidades fabris abandonadas, de forma a impedir que os prevaricadores continuem a praticar os crimes ambientais aqui ilustrados.




Comentários