Fogo junto a quinta de banqueiro Fernando Ulrich fez moradores recear pelas habitações em Manique de Baixo

Por Redação CASCAIS24
                                                                                                                                   (Fotos Cascais24)

07.09.2016
Um incêndio, que deflagrou esta quarta-feira, à tarde, perto da quinta do banqueiro do BPI Fernando Ulrich, em Manique de Baixo, fez alguns moradores da área recear pelas suas habitações, mas a pronta intervenção de 29 bombeiros, apoiados por 7 veículos, impediu que as chamas tomassem maiores proporções.

Mesmo assim, as chamas atingiram um anexo improvisado situado num terreno privado e rodeado de moradias. Uma roullote estacionada no mesmo terreno escapou ao fogo, que consumiu uma extensa área de mato rasteiro.


As densas camadas de fumo negro que invadiram a aldeia de Manique atraiu ao local alguns moradores que, a alguma distância, seguiram com curiosidade o trabalho das equipas dos Bombeiros.

"Claro que receámos pelas nossas casas", disse, a CASCAIS24, uma moradora, que pediu o anonimato. "O fogo só não chegou aqui, porque temos muros altos", acrescentou.

"O que é lamentável é que os donos dos terrenos não façam limpeza", denunciou a mesma moradora, segundo a qual "as autoridades competentes, na ausência da limpeza por parte dos donos, deviam atuar coercivamente".

O incêndio terá começado numas silvas, entre as traseiras de uma das habitações e um caminho paralelo à quinta do banqueiro Fernando Ulrich, propagando-se depois ao terreno particular.


Fogo destruiu um anexo improvisado


Trata-se de um sítio que não é propriamente muito frequentado, o que, à partida, pode levantar suspeitas sobre a origem do incêndio, que foi combatido pelos Bombeiros Voluntários de Alcabideche, Parede, Estoril, São Pedro de Sintra e Algueirão Mem Martins.




Palha Gomes, comandante dos BV Alcabideche



"Para nós, bombeiros, a causa é desconhecida", afirmou, a CASCAIS24, José Palha Gomes, comandante dos Bombeiros de Alcabideche, que coordenou a operação de combate ao incêndio.
O fogo foi controlado, circunscrito e extinto em cerca de hora e meia, seguindo-se depois as operações de rescaldo.

Fogo terá começado aqui




Uma patrulha da GNR de Alcabideche também esteve no local, a reportar a ocorrência.









Veja aqui as fotos CASCAIS24














Comentários