Carlos Cruz em liberdade em casa da filha no Estoril

Por Cascais24

07.07.2016
"Nunca poderia assumir uma coisa que não fiz. Estaria lá dentro até que me obrigassem. Não compro a liberdade com uma mentira. A liberdade só se pode construir com a verdade", afirmou, esta quinta-feira, à tarde, ao ser libertado da cadeia da Carregueira, o antigo apresentador e produtor de televisão Carlos Cruz, condenado no âmbito do mediático e célebre nos anais da justiça portuguesa "Processo Casa Pia".

Carlos Cruz, 74 anos, forçado a vender todos os seus bens, incluindo o ímóvel que possuía no concelho de Cascais, passará os próximos dias no apartamento que a filha, Marta Cruz, possui na região do Estoril, confirmou, a Cascais24, fonte próxima do ex "Senhor Televisão".

Ao deixar a Carregueira, Carlos Cruz afirmou mesmo que as primeiras horas da liberdade condicional serão passadas com a família e a "torcer" pela França frente à Alemanha, no jogo das meias-finais do Europeu de futebol.

Carlos Cruz congratulou-se com a "decisão acertada" do Tribunal da Relação de Lisboa, que lhe concedeu a liberdade condicional.

Quanto ao processo Casa Pia, que o condenou a seis anos de prisão por abusos sexuais de menores, e ao facto de nunca ter admitido a culpa, voltou a reafirmar de que "nunca poderia assumir uma coisa que não fez", assegurando: "Estaria lá dentro até que me obrigassem".

À saída do Estabelecimento Prisional da Carregueira, no concelho de Sintra, garantiu  que está "completamente" preparado para um novo julgamento, uma vez que não tem qualquer dúvida, nem medo".

"Quando se tem razão, quando se está inocente a força é enorme, não há obstáculo não há nada. Eu estive aqui mil e seiscentos e tal dias, e todos os dias eu acordava e adormecia inocente e isso dá-nos uma força que o conceito de tempo deixa de ser um conceito material, para ser um conceito abstrato, e nós vamos vivendo sempre na esperança que a verdade venha ao de cima e um dia virá", disseCarlos Cruz, citado pela agência Lusa.

Referindo-se  às alegadas vítimas da Casa Pia, Carlos Cruz disse ainda que não tem curiosidade em saber como estão, sublinhando que "é um problema da consciência deles".

"Eles sabem que não me conhecem e que nunca estiveram comigo, que estou inocente. Falar com eles para lhes pergunta o quê?", questionou Carlos Cruz.

Carlos Cruz, que completou dois terços da pena de seis anos de prisão a que foi condenado, venceu um recurso apresentado no Tribunal da Relação de Lisboa, contra a decisão do Tribunal de Execução de Penas (TEP), que, em março último, recusara um pedido de liberdade condicional.



Comentários