MARCELO RECEBIDO COM APLAUSOS PELAS RECLUSAS DE TIRES

Por Cascais24
 Marcelo Rebelo de Sousa foi acompanhado pela ministra da Justiça, diretor geral de Reinserção e Guarda Prisional e diretora do EP de Tires




27.03.2016

O Presidente da República foi recebido com fortes aplausos pelas reclusas, que visitou este sábado à tarde no Estabelecimento Prisional feminino de Tires, no concelho de Cascais.

Acompanhado da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem e do diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisional, Celso Manata, e da diretora da cadeia, Fátima Corte, Marcelo Rebelo de Sousa visitou três pavilhões, onde foi entusiasticamente recebido pelas reclusas.


Cumprimentando todas e deixando palavras de conforto e de afeto, o Presidente teve, ainda, oportunidade de visitar a chamada “Casa das Mães”, inaugurada em 2000, para dar resposta à necessidade de separação das reclusas grávidas ou com filhos junto de si da restante população prisional.


Tem capacidade para 60 reclusas e atualmente alberga 29 mães e/ou grávidas e 25 crianças. Uma das mulheres, de 34 anos, entrou em Tires há dois anos para cumprir 19 anos de prisão. O filho tinha, então, seis meses de vida. “O meu menino é a minha companhia, pois a minha família é de Castelo Branco e nem sempre pode deslocar-se”, contou, a Cascais24, a mulher com o filho ao colo.


Num dos pavilhões, Marcelo Rebelo de Sousa foi “agraciado” pelas reclusas com uma mensagem de Feliz Páscoa. Também, na oportunidade, o Presidente retribuiu, afirmando “não podemos trazer amêndoas para todas, mas trouxemos a nossa presença”, sublinhando que “ninguém está condenado para sempre na vida” e que “há sempre esperança de a refazer”.
"Agraciado" pelas reclusas com mensagem de Feliz Páscoa


Já depois de ter descerrado com a ministra da Justiça uma placa alusiva à sua visita a Tires e de ter assinado o livro de honra do estabelecimento prisional, o Presidente da República pôde apreciar os tapetes de Arraiolos e os trabalhos de artesanato produzidos pelas reclusas. 

Trabalhos interessantes que levaram mesmo Marcelo Rebelo de Sousa a deixar a promessa de que a Presidência e até as instituições estatais “podem pensar, sempre que for necessário e justificado, adquirir alguns trabalhos feitos pelas reclusas de Tires”.


Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para contar a história, que o deixou “encantado” quando, certo dia, entrou “num posto de venda de uma ex-reclusa de Tires, que tinha expostos alguns trabalhos produzidos no estabelecimento prisional”. 


Aos jornalistas e depois de algumas palavras da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem que enalteceu “a iniciativa da Presidência”, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que “esta é uma das quadras em que as pessoas estão mais fragilizadas e em que o dever de solidariedade tem que ser maior”. O Presidente da República frisou, ainda, que “a obra social” desenvolvida em Tires, “deve ser reconhecida por todos os portugueses”, concluindo que ela passa pela “valorização pessoal e profissional” das pessoas em reclusão.  



O Estabelecimento Prisional de Tires alberga atualmente 430 mulheres, das quais 103 estão em prisão preventiva e 327 condenadas.  As idades oscilam entre os 19 e os 72 anos. A maioria delas, 61% são portuguesas, e 39% cidadãs estrangeiras.


 Cerca de 85% das reclusas têm ocupação laboral ou escolar. Trabalham em várias áreas, entre as quais a creche, bordados, tapetes de Arraiolos e agricultura e estudam
desde a alfabetização até ao 12.º Ano.

Comentários