SISTEMA ANTIFOGO NÃO TERÁ FUNCIONADO NO CASCAIS ATRIUM



26.03.2016
O incêndio que, este sábado, de madrugada, deflagrou no edifício de apartamentos Cascais Atrium, na rua da Torre, na Guia, ter-se-á propagado, em parte, devido a uma alegada falha no sistema automático e manual de água antifogo, apurou Cascais24.


Fontes próximas das equipas de socorro não confirmam nem desmentem, mas a verdade é que os primeiros bombeiros a chegar ter-se-ão confrontado com esta alegada anomalia.

Um curto circuito num televisor, instalado num dos apartamentos, ao nível do quinto piso, alugado a um casal de turísticas espanhol com uma filha, terá estado na origem do incêndio, que deflagrou por volta das três horas da madrugada.

Em consequência, e devido às matérias altamente inflamáveis e combustíveis da estrutura do edifício, densas camadas de fumo tomaram rapidamente conta dos dez pisos e de alguns dos 150 apartamentos. 

As equipas de socorro, constituídas pelos Bombeiros Voluntários de Cascais, Alcabideche, Estoril, Parede e Carcavelos e S. Domingos de Rana, tiveram que proceder à evacuação de moradores e turistas na maioria dos apartamentos.



Seis pessoas sofreram intoxicação, por inalação de fumos e alguns algumas queimaduras e tiveram que ser assistidos na urgência do Hospital de Cascais.

Pouco depois das 9h30 da manhã, o incêndio estava controlado, segundo revelou Carlos Mata, comandante Operacional Distrital de Lisboa da Proteção Civil, seguindo-se as operações de rescaldo, que deverão prolongar-se por todo este sábado.

No teatro das operações, onde compareceu também a Proteção Civil Municipal, foi montada uma tenda para prestar assistência aos moradores.



A PSP e a Polícia Municipal também estiveram na rua da Torre, criando um perímetro de segurança para que as equipas de socorro pudessem trabalhar e o tráfego rodoviário foi cortado.

Apesar de ainda ser prematuro avançar com um balanço final, tudo aponta para que alguns apartamentos, entre o quarto e o nono pisos foram atingidos e estarão inabitáveis.

Ao todo, entre Bombeiros e autoridades municipais e policiais estão mobilizados no teatro das operações 94 operacionais. 




Comentários