37 projetos do Orçamento Participativo em votação

Por Redação CASCAIS24

21.10.2016
Com a União de Freguesias Cascais Estoril a liderar o maior número de projetos (12), seguida das freguesias de Alcabideche e Carcavelos Parede, com nove e São Domingos de Rana com 7, arranca este sábado, prolongando-se até ao próximo dia 20 de novembro, a votação dos 37 projetos finalistas do Orçamento Participativo (OP) de Cascais 2016.

Num ano em que voltou a ser batido o recorde de participações (1.119) nas sessões públicas onde foram apresentadas 84 propostas, o OP Cascais 2016 entra agora em fase de votação nos 37 projetos que passaram à final.

Recorde-se que serão concretizados os projetos mais votados até um total de 1,5 milhões de euros, sendo que, por área, o teto orçamental é de 500.000 euros.

Com 12 projetos, a área “Espaços Escolares” destaca-se uma vez mais, seguida da reabilitação urbana, da recuperação de equipamentos desportivos e da criação de espaços verdes. A arte e a cultura voltam a ter lugar neste desafio, onde não faltam igualmente propostas de intervenção nas áreas da Segurança e Proteção Civil e ainda de “Inovação e Conhecimento” (com dois projectos). 

"Cascais tem dado provas de grande adesão a este processo”, diz Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, segundo o qual "nos últimos cinco anos registámos um crescimento exponencial tornando-nos num caso de referência, não só a nível nacional, mas também junto de outros países, como Moçambique e Estados Unidos da América que querem aprender connosco!".

Este ano a responsabilidade será acrescida, dado que Cascais acaba de assumir, juntamente com Valongo e Ponta Delgada, a presidência da Rede de Autarquias Participativas (RAP).
"Em Portugal já somos 116 municípios a utilizar a ferramenta do Orçamento Participativo, mas só 53 integram a RAP. Um dos  primeiros objetivos é aumentar o número de membros e consolidar a rede assegurando a sua representação política", acrescenta Carlos Carreira

Como votar 


Vai ser possível votar por SMS, enviando mensagem gratuita para o número 4343, ou online, no site www.cascaisparticipa.pt. Além de um n.º de telemóvel válido, será necessário um código disponível em diversos postos fixos do OP, a funcionar em superfícies comerciais de grande afluência, junto da exposição dedicada aos projetos no CascaiShopping, ou ainda no posto móvel OP e no Jornal C, publicação editada pela Câmara Municipal de Cascais (consultar locais e horários em www.cascaisparticipa.pt). Os munícipes podem votar a favor ou contra um projeto, usando o prefixo OP ou NOP, respetivamente. Cada número de telemóvel ou código de votação só pode ser utilizado uma única vez.
 

Comentários