Revolta e descontentamento no Dia do Bombeiro Português

Por CASCAIS24



O Dia do Bombeiro Português é comemorado este domingo, em Cascais, sob o signo da revolta, com a grande maioria das corporações do País ausentes em protesto pela forma como os bombeiros portugueses estão a ser tratados nos últimos tempos pela tutela.



A falta de investimento em veículos e equipamentos, aliada às recentes declarações do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que “vieram agravar e inflamar ainda mais os ânimos”, constituem alguns dos motivos principais pelos quais bombeiros e dirigentes estão revoltados. À revolta não escapam a Liga dos Bombeiros Portugueses e a Autoridade Nacional de Proteção Civil.



Não obstante, neste domingo nas comemorações do Dia do Bombeiro Português irão ver-se mais estandartes do que bombeiros, apurou Cascais24.



Apenas por “respeito pelos superiores interesses de todos os bombeiros portugueses, pelo Presidente da República e pelo Estandarte Nacional” os bombeiros participam com os respetivos estandartes.



Recorda-se que, depois do hastear das bandeiras e o acendimento da pira com o facho trazido pela corporação de Faro, que assinala o início das cerimónias, o ponto mais alto das comemorações será a incorporação da Bandeira Nacional no estandarte da Liga dos Bombeiros Portugueses – ato presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.



As cerimónias arrancam este domingo logo pelas 9h00, com o hastear das bandeiras e acendimento da pira com o facho trazido pela corporação de Faro. Este ato, à semelhança de uma cerimónia Olímpica, assinala o início do Dia do Bombeiro Português e será seguido de missa na igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção.



Entre as 12h00 e as 16h30, para garantir a segurança dos participantes e público, haverá um corte de trânsito total entre a mini rotunda junto ao Jardim Visconde da Luz e a Rotunda João Paulo II, junto ao Centro Cultural de Cascais. 



A partir das 13h30 terá lugar a formatura junto à Cidadela, dando-se início à cerimónia comemorativa que irá decorrer na Esplanada da Praia dos Pescadores e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. 



Durante a cerimónia será entregue o Prémio Bombeiro de Mérito 2016, bem como um conjunto de menções honrosas destinadas a agraciar a Câmara Municipal, o dirigente associativo, o elemento do quadro de comando, a empresa e a personalidade da sociedade portuguesa que se tenham distinguido no ano passado pelo incentivo e apoio expressivo ao voluntariado e ao associativismo nos bombeiros.



A encerrar a cerimónia realiza-se um desfile apeado e motorizado, que partirá da Cidadela de Cascais em direção ao Mercado da Vila, com passagem pela Av. D. Carlos, Passeio D. Luís I, Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, Av. 25 de Abril e Av. D. Pedro I. O desfile irá implicar o corte de trânsito nestas artérias, e na Av. Costa Pinto, a partir do início do desfile (previsto para as 15h20) até às 16h30.



O Dia do Bombeiro Português, em Cascais, é organizado pela Liga dos Bombeiros Portugueses em parceria com a Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa e do Secretariado das cinco Associações de Bombeiros do Concelho de Cascais com o apoio da Câmara Municipal.









Comentários