"ASSALTO" À CADEIA DE TIRES

Por Cascais24

11.04.2016
Um jovem, de 24 anos, iludiu a segurança noturna, saltou um muro e introduziu-se no Estabelecimento Prisional Feminino de Tires.

Aconteceu este domingo, pelas 4h30, tendo o jovem intruso, alcoolizado, acabado por ser identificado por agentes da PSP de Trajouce.

"Dado tratar-se de um crime de natureza semi-público, foi apenas identificado e libertado, dependendo agora os trâmites legais de queixa a ser formalizada pelos responsáveis prisionais", explicou, a Cascais24, fonte policial.

Já no espaço prisional, o jovem ter-se-á dirigido ao pavilhão, onde está instalada desde 2000 a chamada "Casa das Mães", que atualmente alberga 29 mães e/ou grávidas e 25 crianças.

É num dos quartos do pavilhão, que está detida com o filho a namorada do intruso, que ele pretendia visitar fora de horas, alegadamente para lhe entregar chocolates.

Terá sido a própria reclusa que deu o alerta, presume-se que mais de meia hora depois do jovem permanecer no espaço, onde, inclusivamente, terá fumado meia dúzia de cigarros, dado o número de beatas encontradas e ingerido bebidas espirituosas. Pelo menos, duas garrafas foram também encontradas vazias pela guarda prisional.

Esta intrusão noturna só veio demonstrar a "fragilidade" na segurança do Estabelecimento Prisional que, atualmente, alberga 430 mulheres, das quais 103 estão em prisão preventiva e 327 condenadas e cujas idades oscilam entre os 19 e os 72 anos, a maioria delas, 61% portuguesas e 39% estrangeiras. 

A saída de alguns guardas prisionais, transferidos para outros estabelecimentos da Grande Lisboa, terá deixado um défice na cadeia de Tires, embora, de uma forma geral, todos os estabelecimentos prisionais portugueses lutem com a falta de guardas.



Cascais24 apurou, entretanto, que "até ao final do ano vai estar concluído o concurso de admissão de novos 400 guardas prisionais".

O concurso foi aberto em novembro de 2014, para a admissão de 313 novos guardas prisionais para cadeias do Continente e 87 outros para a Região Autónoma dos Açores.

Depois das provas físicas e de conhecimentos, o concurso encontra-se atualmente na fase da triagem de avaliação psicológica dos candidatos, faltando, ainda, os exames médicos para o apuramento final dos candidatos a serem admitidos.


No entanto, Celso Manata, diretor geral dos Serviços de Reinserção e Guarda Prisional, considera "extremamente importante o reforço do corpo na Guarda Prisional", motivo pelo qual o próprio curso poderá vir a ser "encurtado".



"Um dos objetivos "é reforçar rapidamente os estabelecimentos prisionais", que albergam, atualmente, 14.200 presos, entre preventivos e condenados", garantiu Celso Manata.








Comentários