CASCAIS COM 20 DENÚNCIAS POR MAUS TRATOS E ABANDONO DE ANIMAIS

Por Cascais24

21.03.2016
Em apenas cinco meses, entre Julho e Dezembro últimos, foram feitas ao "Projeto Defesa Animal", da PSP, 20 denúncias por alegados maus tratos e/ou abandono de animais de companhia no concelho de Cascais, apurou Cascais24 junto de fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.

O "Projeto Defesa Animal" do Comando Metropolitano de Lisboa, no qual está integrada a Divisão Policial de Cascais, foi lançado a 22 de Julho do ano passado.

É um programa que visa contribuir para o aumento do conhecimento e intervenção nos casos de crimes de maus tratos e abandono de animais de companhia, através do tratamento e encaminhamento das denuncias recebidas.

As denúncias são, em regra, encaminhadas para as correspondentes subunidades da PSP, na área metropolitana de Lisboa, sem prejuízo de serem feitos, desde que o justifiquem, contatos imediatos com algumas entidades com competência específica nesta matéria, entre as quais a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, os veterinários municipais ou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Só na área de jurisdição do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) que, além de Lisboa, tem à sua responsabilidade os concelhos de Amadora, Cascais, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, foram recebidas 179 denúncias entre Julho e Dezembro.

Fonte da PSP revelou que, "ao longo do ano passado verificou-se uma tendência de aumento no número de crimes contra animais de companhia comunicados pela Polícia ao Ministério Público", o que poderá refletir, de algum modo, a influência do "Projeto Defesa Animal". 

Caso conheça alguma situação de maus tratos ou abandono pode fazer a respetiva denúncia para:

defesanimal@psp.pt ou contatar telefónicamente para o 21POLICIA


Comentários